sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Oseias: a fidelidade no relacionamento com Deus (Série Profetas Menores na Escola Dominical)*

Sem dúvida alguma a maior discussão presente no estudo do livro de Oseias é o seu casamento. De acordo com o texto bíblico, o profeta recebeu uma ordem divina para que se casasse com uma prostituta (Os 1.2). Diversas tentativas foram feitas por intérpretes bíblicos no sentido de provar que o casamento do profeta com Gômer tratou-se na realidade de uma alegoria, já que ficaria difícil entender o porquê de Deus ordenar algo deste tipo. Há inclusive uma teoria de que a mulher seria uma prostituta religiosa, ou seja, uma adoradora de falsos ídolos, que fora resgatada por Oseias e não uma prostituta no sentido literal da palavra. Tais teorias, no entanto, enfraquecem o impacto que a informação do casamento de Oseias causa no leitor.
De qualquer forma, a leitura dos primeiros capítulos de Oseias nos chocam: Deus manda um profeta casar-se com uma prostituta, ele se casa e tem três filhos com ela. A seguir, ela o abandona, volta a prostituir-se, cai em profunda pobreza, é obrigada a vender-se como escrava e Oseias, em um ato deliberado de amor a compra e a restabelece como sua esposa. Há que acredite  que o segundo e o terceiro filho de Gômer tenham sido gerados durante a traição, não sendo filhos legítimos do profeta. No entanto, se assim for, Oseias também os adota. Assim, uma coisa é certa: apesar de sentirmos estranheza do complicado casamento do profeta, podemos ter certeza que Oseias amava verdadeiramente e intensamente sua infiel esposa, assim como Deus jamais deixou de amor seu povo, a nação israelita.
O desastroso relacionamento de Oseias e Gômer é um retrato do amor de Deus para com Israel: a prostituição é comparada à adoração de Israel a outros deuses. O povo escolhido atribuía à Baal os atos misericordiosos de Deus, provocando profunda tristeza no coração do Criador. A experiência de Oseias o credencia para formular as belas metáforas com que descreve o sentimento de Deus para com seu povo, como esta, do capítulo 11: " Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento...".
Assim, o livro de Oseias aponta para um Deus preocupado com nossas atitudes quando o deixamos, um Deus que permanece fiel apesar de nossa infidelidade. Um Deus cujo desejo maior é ser conhecido pelos seus seguidores. Conhecimento no livro de Oseias é sinônimo para comunhão e intimidade, e a falta de tais predicados entre os israelitas os levou à destruição, por isto Oseias vocifera que o povo de Israel seria destruído por falta de conhecimento (Os 4.6), o que de fato aconteceu, já que logo após o término do longo ministério de Oséias, Israel, o reino do Norte foi levado para o cativeiro assírio.
A profecia de Oseias rompe com a falsa ideia de que o Deus apresentado no Velho Testamento é um Deus distante, enfurecido e sem amor. O Senhor apresentado por Oseias é o próprio amor e sente profundamente pelo caminho escolhido por seus filhos, caminho que levou Israel a destrutivas consequências.


"o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses" (Os 3.1) 


Para conhecer mais sobre o livro de Oseias, recomendo o livro "Introdução ao Antigo Testamento" (Willhan LaSor, David Hubbard e Frederic Bush), publicado em português pela Editora Vida Nova.  

Abraço a todos e todas! 


*O livro de Oseias será estudado no dia 14 de outubro de 2012 nas Escolas Dominicais do país que utilizam a Revista da CPAD. 

Um comentário:

  1. a paz do Senhor pra todos.
    A quem diga que a prostituicao esporitual e sobre;assisti televissao,praticar esportes,fazer algo que nao seja leitura da biblia e etc.

    O fato de a biblia se tratar de prostituiacao espiritual e acerca de colocarem Deus em segundo lugar em sentido de adoracao,ou seja adorarem imagens de scuturas e outros tipos de adoracao .

    ResponderExcluir