quinta-feira, 21 de março de 2013

José, Maria e as rolinhas





O Evangelho de Lucas é o que nos fornece maiores detalhes sobre a infância de Jesus. Lucas dedica os dois primeiros capítulos de sua narrativa aos episódios anteriores ao início do ministério público de Cristo. E são capítulos longos: o primeiro deles com 80 versículos, o mais longo do Novo Testamento!

Lucas é bastante detalhista. É o único dos quatro evangelistas a contar um episódio da vida do Salvador aos doze anos de idade. É o único também a descrever um detalhe significativo sobre José e Maria:

Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor (como está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor" ) e para oferecer um sacrifício, de acordo com o que diz a Lei do Senhor: "duas rolinhas ou dois pombinhos". (Lucas 2:22-24 – NVI)

De acordo com a Lei de Moisés, quando um recém-nascido fosse apresentado no Templo, o casal deveria apresentar um cordeiro de um ano ao Senhor acompanhado de uma rolinha. No entanto, se o casal fosse pobre e não tivesse condição de conseguir um cordeiro, permitia-se que fosse apresentado no lugar do cordeiro, mais uma rolinha (Levítico 12.8)

Eis o ponto que Lucas quer destacar: a família de Jesus era pobre!

O Evangelho de Lucas é o que dá mais destaque aos pobres. Em todo o texto, o evangelista faz questão de descrever a atitude do Mestre em atender aos excluídos de seu tempo.

Para Lucas, bem como para os demais escritores do Novo Testamento, a pobreza não é uma virtude (muito menos a riqueza!), no entanto, quando a pobreza aponta para a exclusão, Deus apresenta-se como aquele que inclui!

A origem econômica da família de Cristo aponta para a disposição de Deus em atender e se relacionar com todos, inclusive com os que não tem voz em uma sociedade desigual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário