sexta-feira, 31 de maio de 2013

Simpósio Internacional de História das Religiões na USP



Entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2013 acontecerá nas dependências da Universidade de São Paulo (USP) o 1º Simpósio da Regional Sudeste da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), que também será o 1º Simpósio Internacional da entidade, que já realizou treze congressos nacionais (o 14º acontecerá em setembro de 2014 na PUC-PR). O tema será "Diversidades e (in)tolerâncias religiosas"

Diversas atividades  foram propostas para o evento, que aceita propostas de apresentação de trabalhos nos GTs até o dia 20 de junho e inscrição de ouvintes (com direito a certificado) até o dia 31 de agosto (com vagas limitadas).

Há diversas temáticas relacionadas aos mais variados temas de estudos acadêmicos sobre a realidade religiosa brasileira. Destaco aqui o GT 19: "Pentecostalismos no Brasil: novas perspectivas", coordenado pelos Drs. Gedeon Freire de Alencar e Marina Correa, estudiosos do fenômeno da Assembleia de Deus no Brasil.

Há ainda o GT 17: “No templo, no quartel e no porão: os protestantes e a ditadura militar brasileira", coordenado pelo Dr. Leonildo Silveira Campos e o doutorando Leandro Seawright Alonso, ambos membros do grupo que pesquisa a atuação das igrejas protestantes na ditadura militar na Comissão da Verdade, instituída no ano passado pelo governo federal.

Religião e Violência é o tema do GT 23, coordenado pelos Drs. Edin Sued Abumanssur e Vagner Marques.   No total são 28 GTs sobre variados temas.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://www.sudesteabhr.net.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário