terça-feira, 18 de junho de 2013

Assembleia de Deus completa 102 anos

Neste dia 18 de junho a Igreja Assembleia de Deus brasileira completa seu 102º aniversário.
Fundada em Belém do Pará em 1911 por um grupo de 16 pessoas liderado pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, a Assembleia de Deus é hoje a maior denominação evangélica do país e o segundo maior grupo religioso, perdendo em números apenas para a Igreja Católica. De acordo com o Censo 2010, mais de 12 milhões de brasileiros declaram-se assembleianos. A foto que ilustra esta postagem é do interior do segundo templo da denominação, construído na capital paraense em 1926.


O dia 18 de junho de 1911 é a data de realização do primeiro culto assembleiano, na casa de Celina e Henrique Albuquerque. Ali reuniu-se o grupo que daria origem à Missão da Fé Apostólica, posteriormente chamada de Assembleia de Deus. 

Apesar de sua força numérica, a Assembleia de Deus está fragmentada em uma série de ministérios independentes com presidência, administração e costumes próprios (para citar alguns exemplos temos os Ministérios do Belém, de Madureira, Ipiranga, Santos, Perus, Bom Retiro, entre outros). Tanto é que a denominação não conseguiu fazer uma festa unificada de seu centenário há dois anos. 

Uma boa opção para conhecer a história da Assembleia de Deus, sob o aspecto das representações sociais criadas por seus membros no decorrer de sua história centenária, vale a pena conhecer o blog Memórias das Assembleias de Deus, coordenado pelo historiador catarinense Mário Sérgio Santana, que mantém também uma fan-page no Facebook, alimentada continuamente com material fotográfico enviado por assembleianos de todo o país. 

Assim, deixo hoje meu abraço especial a todos os assembleianos do país! 

Veja também:



Um comentário:

  1. A Assembleia de Deus é uma grande denominação, mas muito fragmentada. Um pena que essas divisões impeçam projetos de alcance nacional. Agradeço sua referência ao blog e a fan-page.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir