terça-feira, 16 de outubro de 2012

Joel: o derramamento do Espírito Santo (Série Profetas Menores na Escola Dominical)


O livro do profeta Joel é bastante conhecido por suas referências ao derramamento do Espírito Santo, o que de fato aconteceu a partir do Dia de Pentecoste. O capítulo 2 de Joel, inclusive, foi o texto-chave utilizado por Pedro durante a primeira pregação pública da História da Igreja. Na ocasião, Pedro soube identificar de imediato o cumprimento das profecias de Joel no evento que estava observando e participando. 
No entanto, antes de chegar às felizes promessas do capítulo 2, Joel traz uma dura repreensão à seus leitores. Embora haja discordâncias quanto ao período exato do ministério de Joel, há certeza quanto ao fato dele ter profetizado ao reino do sul, o reino de Judá. Boa parte dos intérpretes no Antigo Testamento identificam seu ministério durante o reinado de Joás, que sucedeu o desastrado reinado de Atalia, parente do idólatra Acabe do reino do Norte (o mesmo que chamou Elias de perturbador de Israel). 
Durante o ministério de Joel, Judá enfrentava uma crise sem precedentes ocasionada por uma catástrofe: um enxame de gafanhotos  havia devastado os campos de toda a nação. Joel liga tal calamidade à ação de Deus, no sentido de chamar a atenção de seu povo. 
Perceba: diferente de outros profetas menores, Joel não está advertindo o povo quanto às consequências do pecado. No seu caso, as consequências já tinham se manifestado e arrasado toda a nação. Assim, sua mensagem não mostra o que fazer para evitar o pecado, mas o que fazer depois que ele já mostrou suas garras e deixou sua dolorida marca. Assim, enquanto o capítulo um aponta para tais marcas, o capítulo dois mostra como a nação conseguiria "acertar seus ponteiros": o arrependimento sincero é o primeiro passo (cap 2.12-17), a partir de então, com um coração arrependido a nação poderia esperar pela restauração de sua terra (cap. 2.18-27) e então depositar sua esperança no dia em que Deus derramaria de Seu Espírito sobre toda a carne (cap. 2-28ss) e também no "dia do Senhor", quando Deus julgará toda iniquidade de seus inimigos (cap. 3)
Empobrecem o belo texto de Joel aqueles que associam as pragas de gafanhotos do 1º capítulo à demônios responsáveis por atuar na vida financeira dos crentes. O texto é muito mais rico e está falando de fidelidade entre Deus e seu povo e sobre as consequências ao ato de abandonar a proteção do Senhor. Embora  as consequências para Judá tenham sido econômicas (já que campos destruídos arrasariam toda sustentação econômica de uma nação agrícola e pastoril, como era Judá), o foco está no que isto representava para a relação entre Deus e seu povo, e como isto se projetaria nas esperanças futuras da nação. 
Creio que a principal lição que Joel nos deixa é: "como nós, que já recebemos o Espírito Santo, tal qual anunciado no Pentecostes, lidamos com as situações em que o pecado nos leva para longe de Deus?"

Um abraço a todos e todas e uma boa aula na Escola Dominical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário